Um pouco da história dos CUPCAKES

A ideia de fazer um bolo de maneira rápida e com ingredientes básicos revolucionou o mundo da confeitaria dos Estados Unidos no século XIX. A maneira de preparar o cupcake rompeu com todas as tradições culinárias, uma vez que seus ingredientes eram medidos em xícaras, como o próprio nome sugere cupcake = bolo de xícara.
O surgimento desta nova técnica de preparo foi bastante conveniente, uma vez que os bolos de tamanho tradicional tinham seus ingredientes pesados em balanças e demoravam muito para assar nos fornos antigos. Até o início do século XX, não existiam formas para assar os bolinhos, o que fez com que a maioria das padarias os assasse em latas pequenas, surgindo, então, mais uma teoria para o termo cupcake. Hoje, porém, existe uma infinidade de produtos destinados ao preparo desta pequena sobremesa.
Assim, desde o seu surgimento, os cupcakes tornaram-se uma tendência da cultura pop no mundo da culinária mundial. Sua popularidade alcançou o mundo e nos últimos anos os brasileiros por muitas razões. A possibilidade de combinar sabores extravagantes, seu tamanho ideal para uma pessoa, facilidade no transporte, versatilidade na embalagem e decoração e nas formas são seus principais adjetivos. Sem contar, obviamente, na relação lúdica que existe entre o homem e este pequeno bolo, pois remonta a um estado de alegria, diversão, infância.
Aniversários, pequenas reuniões, grandes jantares, eventos corporativos, casamentos. Tudo é motivo para oferecer um cupcake, pois agradam a adultos e crianças igualmente e é um verdadeiro deleite para quem os come.
Enquanto o chocolate e baunilha permanecerem clássicos no mundo da confeitaria, ali estarão bons motivos para se comer cupcakes!
       A editora Larousse lança um livro sobre "Cupcakes"um guia completo sobre os bolinhos decorados.
Aproveitando este momento, a editora Larousse do Brasil lança Cupcakes, um livro com tudo sobre os minibolos, a nova coqueluche da gastronomia. O livro é ideal para quem quer aprender a fazê-los, seja para servir em alguma ocasião, presentear ou mesmo vender.

A primeira parte do livro mostra o que é necessário saber sobre os cupcakes antes de iniciar o trabalho de decoração. Informações básicas sobre os ingredientes, utensílios e ferramentas, bem como dicas de como assar as massas, adicionar sabores, rechear e cobrir são encontradas em Cupcakes. Glacês, pastas, recheios e coberturas ganham atenção especial, já que são os diferenciais dos bolinhos.

Depois, em uma segunda parte, o livro dedica-se ao modo de fazer os cupcakes. São 39 receitas explicadas com clareza e, em cada uma, há sugestão de decoração de acordo com o sabor da massa. Para facilitar a busca, as receitas estão divididas em grupos: chocolate, diet, especiarias, frutas, frutas secas, variados e salgados.

E já que os cupcakes encantam pelo visual, o livro abusa das belas imagens para inspirar e fazer funcionar muito bem suas glândulas salivares. Em algumas etapas da execução de decoração há fotos passo a passo, para facilitar a compreensão. Cupcakes é o livro indicado para quem quer preparar saborosas receitas, decorar lindos bolinhos e, é claro, comer bem.